GUERNICA DE PICASSO

Guernica é uma pequena cidade do País Basco, próxima da fronteira litorânea entre França e Espanha, conhecida mundialmente pelo episódio em que foi bombardeada por forças nazifascistas alemãs e italianas, no dia 26 de abril de 1936, durante a Guerra Civil Espanhola.
A motivação foi uma ação de intimidação, com a utilização experimental de bombas incendiárias, na qual cerca de mil pessoas morreram e grande parte do vilarejo foi destruída.
O quadro Guernica, pintado por Pablo Picasso em 1937, tem 3,5 metros de altura e 7,8 metros de largura, com o desenho de figuras organizadas em espaços triangulares, com o vértice superior em uma lâmpada e a base representando o corpo de um homem morto. É um quadro de fundo branco, ilustrado em diferentes tons de preto e cinza, com as figuras de 6 pessoas e 3 animais.
Da esquerda para a direita, encontramos:
O TOURO - um símbolo muito usado pelo pintor para representar brutalidade e escuridão. Seu aspecto aterrorizado, seu olhar fixo e suas orelhas pontiagudas testemunhando o massacre representam um autorretrato do próprio artista, que se sente horrorizado ao pintar o quadro que denuncia aquela barbárie.
MÃE COM SEU FILHO ASSASSINADO NOS BRAÇOS - Aos pés do touro, protegida por ele, da mesma forma que a crucificação representa o sofrimento do homem e La Pieta representa a dor inexplicável de uma mãe perante o seu filho morto. Na cabeça da criança assassinada, os olhos sem pupilas significam que morreu. Na cabeça da mulher, os olhos em forma de lágrima representam a dor diante da morte antinatural do seu filho. Sua língua pontiaguda é um grito de cortar o coração. Sua cabeça apontada para o céu, ou talvez olhando para o touro, representa a busca de um consolo.
O SOLDADO MORTO - Na base do triângulo principal encontramos um corpo decapitado e com o braço mutilado, representando todos aqueles que lutam pela sua ideologia. No seu braço encontramos uma espada quebrada ao lado de uma flor, que representa a esperança de um mundo novo e melhor.
O POMBO - Quase invisível, encontramos este pombo simbolizando a paz quebrada. Picasso traçou a sua silhueta para que adquirisse a mesma cor do fundo e desta forma representasse uma paz suja pelos bombardeamentos. Se olharmos mais de perto, veremos que ela está implorando o fim da violência.
O CAVALO - Personagem central da obra, devido ao tamanho que ocupa e por sua posição. Com uma lança atravessada mortalmente no lombo, Picasso tenta dar importância ao horror, à dor e à brutalidade vividos naquele momento. Esta figura simboliza todas as vítimas.
LUZES OU CANDEEIROS - Encontramos duas luzes no quadro, localizadas no topo da pirâmide mencionada. Por um lado, encontramos a maior lâmpada, que representa um grande olho que tudo vê, então poderíamos assim dizer que simbolizaria Deus. A outra lâmpada menor de querosene é usada por uma mulher (a qual representa a República) para observar aterrorizada o horror do bombardeio e para revelar aquele massacre.
MULHER SEGURANDO A LÂMPADA - Esta personagem representa a República, horrorizada com o desastre, iluminando o quadro. Ela leva a mão ao peito, um símbolo patriótico, como sinal do seu horror e do seu estado de choque.
MULHER AJOELHADA - À direita do quadro encontramos uma mulher que, arrastando uma de suas pernas, parece fugir do desastre. Representa a tentativa dos moradores de Guernica de escapar do bombardeio.
HOMEM EM CHAMAS - À direita do quadro encontramos também um homem em chamas, simbolizando todas as pessoas vítimas das bombas incendiárias. Podemos observar seus braços levantados, implorando aos aviões que cessem o horror.

Postagens mais visitadas