CRÔNICAS DA REVOLUÇÃO — MANDELA EM CUBA

Depois de ficar preso por 27 anos, Nelson Mandela foi libertado no dia 11 de fevereiro de 1990 e decidiu fazer uma excursão pelo mundo. 
O primeiro país que ele visitou foi Cuba, devido à grande cooperação que o país caribenho prestou na luta de libertação dos povos africanos.
De fato, a participação das forças militares cubanas, principalmente enviando recursos e soldados para a guerra em Angola nas décadas de 1970/80, foi decisiva para combater o exército do governo segregacionista da África do Sul.
Mandela foi então até a ilha socialista de Fidel agradecer aquele apoio fundamental que nenhum outro país do mundo poderia oferecer.
Além do auxílio logístico e operacional na guerra de independência angolana, a presença dos combatentes cubanos acelerou o processo de queda do regime de apartheid sul-africano.
Na sua visita a Cuba Mandela fez questão de lembrar que o povo irmão do Caribe sempre agiu altruisticamente, enviando professores, médicos e profissionais de assistência social para o esforço de resistência e reconstrução de toda a região do sul da África.
“Sou um homem leal e jamais esquecerei que nos momentos mais sombrios de nossa pátria, na luta contra o apartheid, Fidel Castro esteve ao nosso lado”, disse Mandela na ocasião.

Postagens mais visitadas